A História Do Batom

Oii amore, tudo bem?! O post de hoje é mais do que especial. Isso porque, dia 29 de julho é comemorado o dia do batom. Quando falamos de maquiagem, com certeza o batom é um dos itens que mais têm destaque em qualquer necessaire e, além disso, é o item de beleza mais antigo da história. Agora me conta, você sabia da existência dessa data? 

Se por um acaso não sabia, hoje vou te contar toda a história do batom, e como chegamos ao dia do batom. Então passa o teu batom preferido e vem comemorar o dia do batom sabendo tudo sobre esse produto que consegue fazer qualquer mulher se sentir poderosa.

História do batom: como tudo começou

Aqui no blog já contei a história dos cílios postiços, que é responsável por deixar qualquer olhar mais marcante. Mas olha só que curioso, os cílios nem pensavam em chegar e o batom já estava por aí. 

A história começou em 5.000 aC, na antiga Mesopotâmia, onde as mulheres esmagavam pedras preciosas para colorir seus lábios. Estranho né? Mas, nem sempre só as pedras preciosas eram responsáveis por dar cor às bocas daquela época. Misturar insetos amassados, algas e escamas de peixes (responsáveis por dar um efeito brilhante), também era uma forma de “fabricar” o batom da época. Cleópatra, que é uma das figuras mais simbólicas do Antigo Egito, era uma das muitas pessoas desse período que utilizavam esses recursos. Ainda se tratando do Antigo Egito, assim como as mulheres, os homens também gostavam de colorir seus lábios. Isso porque, tal prática acabou se tornando um símbolo de status, usado diariamente pelas pessoas. Todo dia era dia do batom. Era tipo uma rotina skincare da época, sabe? 

“Rainha do Batom”

Hoje em dia enlouquecemos quando nossas influenciadoras preferidas lançam linhas de batons, não é mesmo? Boca Rosa, Mari Maria, Bruna Tavares… não importa, tem vezes que a gente nem acompanha muito a marca ou a influenciadora, mas, de tanto ouvir falar em determinado produto acabamos por comprar. Por mais que essas influenciadoras e marcas sejam sinônimo de qualidade no que diz respeito a batons e linha de maquiagem, existiu na história uma pessoa que podemos chamar de “Rainha do Batom”. Esse título de forma geral é dado a Cleópatra, citado no parágrafo anterior. Mas, ao mesmo tempo, também existem registros que comprovam que Nefertiti já coloria seus lábios em 1350 aC, usando o método de amassar insetos e coisas diferentes para deixar a boca colorida. Certamente, elas não imaginavam que esse simples hábito ia evoluir tanto a ponto de ter no calendário o dia do batom dedicado a ele. 

Problemas de saúde 

Como já contei, no começo da história do batom eram utilizadas diversas coisas para colorir os lábios. E, como você já pode imaginar: deu ruim!  

Não se sabe ao certo se foi na época de Nefertiti ou de Cleópatra, mas existem registros de que, para criar o pigmento vermelho, por exemplo, eram extraídos de algas, iodo e bromo, substâncias que causam sérios problemas para a saúde. 

Sinônimo de escandaloso 

Avançando um pouco mais na história do batom, houve um tempo em que tudo mudou radicalmente. Se antes pintar os lábios era algo praticado por homens e mulheres e todo dia era dia do batom, na Grécia Antiga já não era mais assim. Isso porque, nesse momento, usar batom era um hábito mais comum entre prostitutas. Há registros de que foi criada até uma lei que as proibia de circular pelas ruas sem maquiagem, facilitando a identificação dessas trabalhadoras, e diferenciando-as das demais mulheres da época. 

E dá para acreditar que o batom chegou a ser proibido pela Igreja Católica por ser considerado imoral e um pecado? Nem um Lip Tint podia.

Tudo mudou durante o reinado da Rainha Elizabeth 

Rainha Elizabeth, que não era obrigada a nada, ignorou as regras da Igreja e popularizou o uso do batom vermelho durante o seu reinado. Não tinha tempo ruim, sempre era uma boa oportunidade para usar o item. Ela era tão apaixonada por pintar os lábios que chegou a acreditar que o batom tinha poder de curar doenças. 

E então, criou-se um padrão de beleza feminina, onde o rosto tinha que ser o mais branco possível, e os lábios bem vermelhos. Era como se as mulheres tivessem que andar constantemente com aquele aspecto de maquiagem estourada no flash, sabe? Era o que consideravam bonito naquela época. 

Batom comercial 

Como tudo na vida, onde existe demanda, existe mercado. E na história do batom não foi diferente. No final do século XIX a empresa de cosméticos Guerlain começou a fabricar batom. O produto coberto com um papel de seda e feito com sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha. Bem melhor do que os insetos utilizados por Cleópatra e Nefertiti, né? 

A origem do nome vem do francês bâton, que quer dizer bastão. E então, esse primeiro batom era aplicado com um pincel, semelhante ao que conhecemos hoje.

Luta por igualdade de direito das mulheres 

É muito justo existir o dia do batom, afinal ele está em todas! Inclusive na história da luta por igualdade de direitos das mulheres.  Em 1912, na cidade de Nova York, aconteceu o movimento sufragista. Durante esse ato, as mulheres foram para as ruas usando batom vermelho como forma de simbolizar a emancipação e a independência feminina e, também, como forma de desafiar as autoridades que reprimiam as mulheres.  

Cerca de 27 anos depois disso, durante a segunda guerra mundial, o primeiro ministro britânico, Winston Churchill, declarou o batom como um item essencial. 

Segundo ele, o batom ajudava a levantar a autoestima das mulheres, causando assim uma sensação de normalidade para a vida das pessoas. 

Por isso, o produto tem uma data dedicada que é o dia 29 de julho, dia do batom. 

Batom faz parte da história, foi símbolo da revolução feminista e marca registrada das divas de Hollywood.

Ficou afim de passar um batom depois de toda essa história? Pois não passe vontade. Conheça os batons disponíveis aqui na loja. 

E não esqueça de deixar o comentário e compartilhar com os apaixonados por batons que você conhece.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Conversar
Olá, gostaria de algumas informações 💖
Olá, gostaria de algumas informações 💖